domingo, agosto 16, 2009

Grêmio 4 x 1 no Olímpico, mas Victor foi o destaque

Em tarde de Victor, Grêmio vence o Flamengo por 4 a 1
Com ao menos 5 duelos diretos, Victor levou vantagem em todos os lances

Foram no mínimo cinco defesas difíceis que o goleiro Victor fez na tarde deste domingo que ajudaram o Grêmio a vencer o Flamengo por 4 a 1. Mesmo jogando no estádio Olímpico, a equipe gaúcha teve pela frente um adversário complicado, porém com gols de Perea, Réver e Jonas (duas vezes), o time do técnico Paulo Autuori mantém a melhor campanha dentro de casa neste Campeonato Brasileiro. O gol dos cariocas foi marcado por Everton, mas o destaque foi a dupla de ataque Adriano e Emerson, que pararam nas defesas do arqueiro tricolor.

O jogo
A partida começou com as equipes se estudando e tentando manter o mais tempo possível a posse de bola. Aos 3min, Jonas foi lançado na aérea e com o peito tentou tocar para Perea, porém a zaga do Flamengo cortou. Dois minutos depois, Fierro cobrou falta na direção de Adriano, mas a arbitragem marcou falta de ataque. O Tricolor gaúcha tinha dificuldades na armação, devido a forte marcação em Douglas Costa, já o time carioca abusava das jogadas pelo meio.

Aos 12min, Perea lançou Jonas, mas o zagueiro David apareceu antes para afastar. Logo depois, Jonas chutou de longe e o goleiro Bruno teve que se esticar para evitar que a bola entrasse no gol. Aos 14min, Jadilson cruzou e Perea venceu o arqueiro rubro-negro para abrir o placar. Já aos 18min, o colombiano dominou na área e se atirou, pedindo pênalti, não dado pelo arbitro Paulo César de Oliveira. O Grêmio tinha mais domínio da partida e forçava mais os lances de ataque.

O Flamengo levou perigo em um cruzamento de Emerson, aos 23min, que não chegou até Adriano porque Réver cortou no meio do caminho. Dois minutos depois, Everton recebeu de Adriano e com um chute forte venceu Victor, deixando tudo igual no Olímpico. O time gremista sentiu o gol e quase, aos 33min, Everton Silva não fez o segundo dos cariocas, mas acabou perdendo o lance para o arqueiro tricolor. Um minuto depois, Adriano ficou cara a cara, mas chutou em cima de Victor.

Preocupado, o técnico Paulo Autuori mandou todos da reserva aquecer, pois o Flamengo tinha mais posse de bola. O Grêmio respondeu com Perea, aos 35min, mas o chute acabou saindo fraco nas mãos de Bruno. Aos 39min, Douglas Costa cobrou falta da intermediária e Bruno fez fácil defesa. Já aos 43min, Adriano achou Émerson no ataque e ele finalizou cruzado, com Victor fazendo outra grande defesa. No final do primeiro tempo, 1 a 1.
O segundo tempo iniciou movimentado, com o goleiro Victor salvando o time gaúcho aos 3min e com Bruno defendendo um chute de Jonas um minuto depois. Aos 5min, Rafael Marques, livre, cabeceou a queima rouba e o arqueiro rubro-negro espalmou para escanteio. Os erros nas conclusões, de ambos os clubes, eram enormes, como aconteceu com Everton chutando completamente torto após passe de Adriano. O centroavante carioca era referência na frente, porém Victor vinha se destacando.

Aos 11min, Réver recebeu no meio de Douglas Costa, passou por dois marcadores, e chutou forte, sem chances para Bruno. Com 2 a 1 no placar, o treinador tricolor sacou o jovem meia para colocar o volante Joilson, recebendo assim as vaias de alguns torcedores. A partida é tensa e qualquer um poderia marcar um gol, principalmente, porque a marcação em ambos era fraca no meio-campo. Aos 24min, Túlio cruzou e Bruno defendeu firme.

Adriano estava bem marcado, porém teve espaço aos 27min, dentro da pequena área, mas na hora do chute, Rafael Marques deu um toque salvador. Aos 34min, novamente, o goleiro Victor salvou um chute na sua cara de Emerson. Um minuto depois, Perea entrou na área e foi derrubado por Willians. Jonas foi para a cobrança e ampliou para o time gaúcho. Com 3 a 1, a equipe gaúcha apenas dominou o jogo, mas para completar, Joilson foi derrubado na área em novo pênalti. Jonas cobrou e marcou. Final no Olímpico, Grêmio 4 a 1 no Flamengo.

- Ficha Técnica: Campeonato Brasileiro - 19ª rodada

Grêmio 4 x 1 Flamengo

GRÊMIO Victor; Mário Fernandes, Léo, Rafael Marques e Jadílson (Bruno Collaço); Réver, Adílson, Túlio e Douglas Costa (Joilson); Jonas e Perea (Maylson). Técnico: Paulo Autuori

Flamengo
Bruno; David, Aírton, Ronaldo Angelim e Everton Silva (Denis Marques); Lenon, Willians, Fierro (Camacho) e Everton; Emerson e Adriano.
Técnico: Andrade

Gols
Grêmio – Perea (14min/1º T) e Réver (11min/2ºT) e Jonas (37min e 42min/2ºT)
Flamengo – Everton (25min/1ºT)

Cartões Amarelos:
Grêmio – Joilson, Túlio, Jonas e Adilson
Flamengo – Emerson, Willians, Airton, Daivid e Adriano

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: domingo, 16 de agosto de 2009
Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa/SP)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa/SC) e Marcelo Van Gasse (SP)
Público Total: 19.535
Renda: R$ 375,506,50

Fonte: Final Sports

---

GRÊMIO CURITIBA
www.gremiocuritiba.net

---

segunda-feira, agosto 10, 2009

Grêmio: 1º do Ranking CBF e melhor Brasileiro na IFFHS

Grêmio segue como o melhor brasileiro no ranking da IFFHS
Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol atualizou os números do mês de julho

Na última atualização do ranking de clubes da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol), incluindo os números de julho, o Grêmio aparece como o melhor brasileiro, em nono lugar, com 223 pontos. Na atualização anterior, o Tricolor também era o time do país mais bem colocado, mas aparecia em 10º. O Cruzeiro, que eliminou o Grêmio nas semifinais da Libertadores, está em 10º, com 221 pontos.

O São Paulo, que era o segundo melhor brasileiro na atualização passada, agora é o quarto. O time são-paulino ocupa a 20ª posição do ranking, com 187 pontos.

A lista dos brasileiros segue com o Inter em terceiro. O Colorado estava em 14º e agora aparece em 16º, com 204 pontos. Logo após vem o Palmeiras, em 17º, com 193 pontos.

A liderança do ranking é dividida por Barcelona e Manchester United, com 315 pontos. Depois aparece o Estudiantes, com 295. Os argentinos conquistaram o título da Libertadores sobre o Cruzeiro. A classificação conta os resultados desde 1º de agosto de 2008.


- Confira os 20 primeiros do ranking da IFFHS:

1 - Barcelona - 315,0
2 - Manchester United - 315,0
3 - Estudiantes - 295,0
4 - Chelsea - 276,0
5 - Shakhtyor Donetsk - 257,0
6 - Liverpool - 248,0
7 - Arsenal - 247,0
8 - Hamburgo - 240,0
9 - Grêmio - 224,0
10 - Cruzeiro - 221,0
11- Dínamo Kiev - 220,5
12 - Juventus - 215,0
13 - Bayern de Munique - 211,0
14 - Werder Bremen - 210,0
15 - Boca Juniors - 210,0
16 - Inter - 204,0
17 - Palmeiras - 193,0
18 - Inter de Milão - 191,0
19 - Olympique de Marseille - 189,0
20 - Udinese - 187,0
21 - São Paulo - 187,0


- Critérios de atualização:

Atualizado todos os meses, o ranking da IFFHS leva em conta as participações dos clubes nas seguintes competições com suas respectivas pontuações. Para conferir os critérios completos, clique aqui.

Liga de Campeões: 14 (vitória) - 7 (empate) - 0 (derrota)
Copa da Uefa: 12 (vitória) - 6 (empate) - 0 (derrota)
Copa Libertadores: 14 (vitória) - 7 (empate) - 0 (derrota)
Copa Sul-Americana: 12 (vitória) - 6 (empate) - 0 (derrota)
Liga dos Campeões da África: 9 (vitória) - 4.5 (empate) - 0 (derrota)
Copa da África: 7 (vitória) - 3.5 (empate) - 0 (derrota)
Liga dos Campeões da Ásia : 9 (vitória) - 4.5 (empate) - 0 (derrota)
Copa da Ásia: 7 (vitória) - 3.5 (empate) - 0 (derrota)
Copa da CONCACAF: (quartas, semis e finais): 9 (vitória) - 4.5 (empate) - 0 (derrota)
Mundial de Clubes: 14 (vitória) - 7 (empate) - 0 (derrota) / Finais: 21 (vitória) - 10,5 (empate) - 0 (derrota)

Fonte: IFFHS e Clic Rbs adaptado.

---
GRÊMIO CURITIBA
www.gremiocuritiba.net
---

domingo, agosto 09, 2009

Grêmio fecha 1º turno sem vencer fora do Olímpico

Grêmio perde a sétima fora de casa

O Grêmio segue sua rotina fora de casa no Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo, perdeu por 1 a 0 para o Barueri, em São Paulo, e fechou a 18ª rodada na nona colocação, com 25 pontos. Longe do Olímpico, a equipe do técnico Paulo Autuori soma sete derrotas e dois empates, num aproveitamento de 7%.

- O jogo

Na última partida fora de casa no primeiro turno do campeonato, o Grêmio iniciou com tranquilidade diante do Barueri, trocando passes e buscando o ataque.

Aos poucos, porém, a equipe paulista começou a demonstrar os méritos que consolidaram a boa campanha em sua Arena (cinco vitórias, dois empates e uma derrota). Explorando o lado direito da defesa gremista, o rápido Fernandinho era ameaça constante sempre que dominava de frente para o adversário.

Aos sete, ele deixou Thiego para trás e cruzou para Thiago Humberto, que chegava pelo meio. No meio do caminho, o chute encontrou Léo, que desviou para fora.

Dois minutos depois, o zagueiro André Luiz levou perigo em cabeçada após cobrança de escanteio da esquerda. Aos 18, Ewerton experimentou de longe e jogou pela linha de fundo.

A primeira finalização tricolor aconteceu aos 21, num chute forte de Tcheco do bico da grande área. O goleiro Renê, com a ponta dos dedos, tapeou por cima.

A partida não apresentava um ritmo forte, ainda que fosse bastante disputada. Os donos da casa tinham em Fernandinho e Thiago Humberto suas expressões técnicas.

Aos 28, o primeiro levantou para o segundo, que entraria livre não fosse o impedimento, uma das tônicas da primeira etapa. Foram seis assinaladas do bandeira no ataque paulista.

Aos 34, a chance mais clara da partida: Léo errou na saída de bola, o atacante Luís entrou livre mas não soube balançar a rede de Victor, batendo reto e para fora, com a canhota.

O Grêmio não encontrava espaços para atacar, sendo que seus articuladores não pareciam produtiva, especialmente Souza, que errava passes curtos e simples.

Aos 43, o Barueri ainda tentou com Thiago Humberto da intermediária. O arremate saiu alto, já que o meia pegou embaixo da bola.

O técnico Paulo Autuori voltou para o segundo tempo pedindo mais iniciativa para a equipe, que nos primeiros minutos tentava cumprir a orientação de seu comandante. Aos três, Souza conseguiu boa combinação pela direita com Tcheco, que cruzou rasteiro para Jonas, que entrara no intervalo, na frente do gol. O atacante, no entanto, bateu fraco e facilitou para o goleiro Renê.

Três minutos depois, o camisa oito gremista fez grande jogada pelo meio, deixou dois adversários para trás e emendou o chutaço, que raspou a trave direita de Victor. No lance seguinte, após passe longo de Douglas Costa, Souza novamente bateu de fora da área, exigindo a defesa em dois tempos do goleiro do Barueri.

Quando já merecia abrir o placar, o Grêmio cedeu a vantagem ao adversário. Aos 10 minutos, em boa construção coletiva, o habilidoso meia Fernandinho recebeu dentro da área e bateu cruzado, no canto de Victor: 1 a 0 e a sina de não vencer fora voltava à tona.

O gol animou o rápido e entrosado Barueri, que postou-se à frente tentando ampliar a vantagem. Aos 17, Thiago Humberto levou perigo em cabeçada por cima. Aos 22, Fernandinho bateu forte, por sobre a meta tricolor. Sete minutos depois, o camisa dez da equipe paulista bateu falta com categoria, acertando a trave gremista e livrando os gaúchos do segundo.

No contra-ataque, Joilson tabelou com Jonas, que largou Tcheco na frente de Renê. O capitão pegou de primeira, com a canhota, mas não teve a precisão necessária para empatar o confronto. Foi a melhor oportunidade do Grêmio, que abalou-se após a a abertura do placar.

O técnico Estevam Soares aproveitou o tempo restante para promover substituições e administrar o resultado. Com inteligência, os atacantes da equipe paulista prendiam a bola na frente, impedindo qualquer iniciativa do Grêmio, que tentou pela última vez aos 42 minutos, com Adílson, de fora da área.

- Ficha Técnica - Campeonato Brasileiro 2009 - 18ª rodada

Barueri 1 x 0 Grêmio

Árbitro: Luiz Alberto Bites (GO)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa/SC) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)

Gols: Barueri – Fernandinho (10min/2°T)
Cartões amarelos: Barueri – André Luiz, Xandão e Leandro Castan / Grêmio – Tcheco e Souza

GRÊMIO Victor; Thiego, Léo, Rafael Marques e Jadílson (Joílson); Túlio (Bruno Collaço), Adílson, Tcheco e Souza; Douglas Costa e Maxi López (Jonas) Técnico: Paulo Autuori

Barueri
Renê; Xandão, André Luiz e Leandro Castan; Marcos Pimentel (João Vitor), Ralf, Ewerton, Thiago Humberto (Bruno Ribeiro) e Márcio Careca; Fernandinho e Luís (Otacílio Neto)
Técnico: Estevam Soares

Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data: domingo, 9 de agosto de 2009
Público Total - 4.576
Renda: R$ 49. 705,00

Fonte: Final Sports adaptado

---
GRÊMIO CURITIBA www.gremiocuritiba.net
---

Grêmio empata com o líder em São Paulo

Grêmio empata com o Palmeiras fora de casa

Na noite desta quinta-feira, o Grêmio segurou o Palmeiras no Palestra Itália e empatou em 1 a 1 com o líder do Campeonato Brasileiro. O resultado fez a equipe de Paulo Autuori subir uma posição na tabela, fechando a rodada na sétima colocação, com 25 pontos.

O meia Cleiton Xavier, aos 28 minutos do primeiro tempo, abriu o placar. Maxi López deixou tudo igual três minutos depois. O Tricolor segue em São Paulo, onde no domingo enfrenta o Barueri, às 18h30min, pela 18ª rodada da competição.

O jogo

O Palmeiras desde o início aproveitava-se do embalo pela liderança e do fator local para empurrar o Grêmio para trás. Mostrando um toque de bola rápido e envolvente, exigia atenção redobrada do Tricolor.
As chegadas do Verdão ocorriam sobretudo pelo lado direito com Wendel e o habilidoso Cleiton Xavier, que conduzia os donos da casa.

No entanto, foi pela esquerda que se originou a primeira situação de gol. Aos 11, em fulminante descida pelo meio, o camisa 10 deixou Ortigoza na frente de Victor. O atacante deslocou o goleiro mas não contava com a presença do lateral Fábio Santos sobre a linha para salvar o gol dos paulistas.

Aos 14, Obina ganhou no alto da zaga gremista e cabeceou para baixo um cruzamento de Cleiton Xavier, porém com muita força e sobre a meta adversária. Quatro minutos depois, novamente o meia palmeirense levaria perigo numa cobrança de falta à risca da grande área, que desviou na barreira e quase entrou no canto direito.

Aos 22, o técnico Paulo Autuori foi forçado a trocar a equipe, retirando Fábio Santos por lesão e mandando a campo Jadílson, seu reserva imediato.

O Grêmio, porém, não apresentava poder de marcação e, constrangedoramente, via Cleiton Xavier passear no gramado do Palestra. Aos 27, em arrancada desde o campo defensivo, ele lançou Diego Souza pela esquerda de ataque. O camisa sete deu um “tapa” com a perna direita, tirando de Victor mas também da goleira.

No minuto seguinte, o cerebral meia de Muricy Ramalho abriria o placar. Invertendo funções, ele abriu para Wendell na lateral, correu para o centro da área e escorou de cabeça, colocando no cantinho esquerdo: 1 a 0, justo.

Quando se poderia prever tudo, menos um gol do Grêmio, eis que surge o empate. Após falta sofrida por Jadílson na intermediária, o volante Túlio cobrou rápido (com a bola ainda rolando), soltou na ponta para Souza, que cruzou rasteiro na marca do pênalti, onde entrava Maxi López em velocidade. O argentino bateu de primeira e contou com o desvio do zagueiro para balançar as redes de Marcos e deixar tudo igual.

A partir daí, os gaúchos puderam respirar na partida, com a aproximação entre os setores, que antes não se comunicavam. Aos 34, Túlio arriscou de fora da área e exigiu um desvio do arqueiro adversário para a linha de fundo.

Aos 40, por pouco o Tricolor não amplia. Jadílson, a seu estilo driblador, conseguiu se livrar da marcação e cruzar para Maxi López, que emendou uma bomba de primeira, salva no reflexo em grande defesa de Marcos. No rebote, Tcheco bateu firme e mais uma vez o camisa um do Verdão espalmou.

O Palmeiras não deixaria de atacar e levava perigo na bola aérea, vencendo a confusa defesa gremista quase que todas as vezes pelo alto. Victor, atento, precisou deixar a meta em várias oportunidades para intervir.

Aos 46, Tcheco novamente finalizou de longe, rasteiro, Marcos rebateu e em seguida segurou. O lance simbolizou um primeiro tempo eletrizante de um jogo em alta velocidade.

Com Rafael Marques no lugar de Thiego, o Grêmio voltou propondo o jogo na segunda etapa. Aos cinco minutos, por um detalhe não virou a partida. Depois de uma blitz no terreno palmeirense, Réver passou a Maxi, que cruzou para o meio da área. A zaga do Palmeiras deu para trás e Wendel, de cima da linha, espantou.

O líder do Brasileiro já não atacava tão incisivamente, passando a finalizar de longa distância, como aos 7, aos 9 e aos 17 minutos, com Cleiton Xavier, Diego Souza e Willians, respectivamente.

A oportunidade mais clara aconteceu aos 18, quando Cleiton Xavier invadiu a área, ficou à frente de Victor e soltou uma bomba à queima-roupa, salva pelo camisa um a escanteio. Sete minutos depois, Pierre dominou pelo lado direito e levantou na segunda trave. O volante Edmílson, embaixo do gol, errou em bola para sorte do Grêmio.

O jogo mostrava-se mais truncado em relação à primeira etapa, com muita disputa no meio-campo. Aos 33, o garoto Douglas Costa cansou e foi substituído por Jonas. Em seguida, porém, Autuori ficaria com dez homens em campo, pois o zagueiro Réver bateu com o rosto no chão, após dividida pelo alto, e saiu na maca para receber atendimento médico no vestiário.

No final, o Palmeiras tentou tirar proveito da vantagem numérica, mas não mostrou efetividade no momento da conclusão. O Grêmio conseguiu segurar a pressão e conquistar o segundo ponto fora de casa no Brasileiro.

- Ficha Técnica - Campeonato Brasileiro 2009 - 17ª rodada

Palmeiras 1 x 1 GRÊMIO

Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Erich Bandeira (Fifa/PE) e Ubirajara Ferraz Jota (PE)

Gols:
Palmeiras – Cleiton Xavier (28min/1°T)
Grêmio – Maxi López (31min/1°T)

Cartões amarelos:
Palmeiras – Edmílson e Marcão
Grêmio – Rafael Marques

GRÊMIO
Victor; Thiego (Rafael Marques), Léo, Réver e Fábio Santos (Jadílson); Túlio, Adílson, Tcheco e Souza; Douglas Costa (Jonas) e Maxi López.
Técnico: Paulo Autuori

Palmeiras
Marcos; Maurício Ramos, Danilo e Marcão (Marquinhos); Wendel, Edmílson, Pierre, Cleiton Xavier e Diego Souza; Ortigoza (Willians) e Obina (Jefferson).
Técnico: Muricy Ramalho

Fonte: Final Sports

---
GRÊMIO CURITIBA
www.gremiocuritiba.net
---

Grêmio vira e Massacra Cruzeiro no Olímpico

Grêmio vence Cruzeiro de virada e mantém bom desempenho no Olímpico

Foi complicado, mas o Grêmio conseguiu vencer o Cruzeiro, neste domingo, no estádio Olímpico, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de terminar o primeiro tempo perdendo por 1 a 0, a equipe gaúcha se recuperou e virou o jogo para 4 a 1, gols marcados por Réver, aos 13min e Tcheco, aos 19min, Jonas, aos 31min, Maxi López, aos 43min, todos na segunda etapa. Com o resultado, a equipe do técnico Paulo Autuori mantém o bom desempenho dentro de casa, onde continua invicto.

O jogo

A partida iniciou com as duas equipes trabalhando bastante a bola. Aos 5min, Fábio Santos lançou na área, mas a bola ficou fácil para a defesa do arqueiro Fábio. Um minuto depois, o Cruzeiro saiu jogando errado e o ataque gremista precisou ser parado com falta. O time mineiro não ficava apenas na defensiva, só que na frente abusava dos lançamentos longos. Os meias Souza e Tcheco tinham dificuldades em criar as jogadas da equipe gaúcha devido a marcação. Aos 17min, o lateral Jonathan fez falta feia em Tcheco e como já tinha cartão amarelo acabou expulso.

Mesmo com um jogador a menos, o Cruzeiro chegou próximo ao gol de Victor, com Wellington Paulista, porém a zaga tricolor cortou. Aos 23min, Jonas recebeu na grande área, mas chutou por cima do travessão. Logo depois, o atacante teve nova oportunidade, porém o goleiro mineiro saiu bem para abafar. O técnico Paulo Autuori resolveu tirar Thiego e colocar Douglas Costa, sendo que no primeiro lance ele deixou Maxi López na cara do gol, mas Fábio fez grande defesa.

O Grêmio pressionava, sendo que aos 31min, Souza cobrou falta na segunda trave e Réver por pouco não marcou o gol tricolor. Aos 35min, Tcheco fez grande jogada, tocou para Túlio, que driblou, Thiago Heleno, mas chutou em cima da marcação. Na cobrança de escanteio, a bola cabeceada por Jonas tocou na trave. Dois minutos depois, Jonas rolou dentro da área para Fabio Santos, que chutou fraquinho no meio do gol. Aos 39min, o árbitro Evandro Roman marcou pênalti em Wellington Paulista, que abriu o placar no Olímpico.

A partida era quente e os jogadores se estranhavam a cada lance no gramado. Aos 44min, Jonas tentou invadir a área, mas foi travado, assim como Maxi López, que aparecia pouco no jogo, devido a forte marcação. No final do primeiro tempo, Souza tentou surpreender Fábio, que tocou a bola para escanteio.

O segundo tempo iniciou com o Grêmio partindo para o ataque. Aos 2min, Tcheco dominou na entrada da grande área, mas chutou para fora. Um minuto depois, Jonas ficou com a bola, mas acertou Leonardo Silva, que estava deitado no chão. Aos 6min, o árbitro Evandro Roma expulsou Thiago Ribeiro devido a uma suposta cotovelada em Túlio. Aos 10min, o goleiro Fabio fez nova defesa depois de um chute de Jonas. Já aos 13min, Réver subiu mais alto que a defesa e após escanteio cabeceou para o fundo da rede.

O time gaúcho, com dois jogadores a mais em campo, pressionava muito e aos 19min, depois de uma dividida de Jonas, a bola sobrou para Tcheco, que chutou no canto de Fabio. O Tricolor abusava das jogadas pelas laterais e tinha grandes chances de ampliar o placar. Aos 27min, Jadílson tocou para Jonas, que desequilibrado não conseguiu concluir a gol. Dois minutos depois, Maxi López chutou cruzado e Fabio tocou para escanteio.

Aos 31min, Jadílson, que entrou no segundo tempo, cruzou na medida para Jonas, que de cabeça, fez o terceiro gol gremista. Com 3 a 1, a equipe gaúcha continuou dominando a partida, porém segurando mais o resultado. Aos 39min, Douglas Costa cruzou, mas Maxi López não conseguiu alcançar. Já aos 43min, o argentino dominou na área, tirou de dois e fez o quarto gol. No final, mais uma vitória do Grêmio no estádio Olímpico e o desejo de todos da equipe para que esse rendimento ocorra também fora de casa.

- Ficha Técnica - Campeonato Brasileiro - 16ª rodada

GRÊMIO 4 x 1 Cruzeiro

GRÊMIO
Victor; Thiego (Douglas Costa), Léo, Réver e Fábio Santos (Jadílson); Túlio (Joílson), Adílson, Tcheco e Souza; Jonas e Maxi López
Técnico: Paulo Autuori

Cruzeiro
Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Gerson Magrão; Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná (Bernardo) e Fabinho (Soares); Thiago Ribeiro e Wellington Paulista (Elicarlos)
Técnico: Adilson Batista

Gols:
Grêmio – Réver (13min/2º T), Tcheco (19min/2º T), Jonas (31min/2º T) e Maxi López (43min/2ºT)
Cruzeiro – Wellington Paulista (39min/1º T)

Cartões Amarelos:
Cruzeiro – Jonathan, Fabrício e Thiago Heleno
Cartão Vermelho:
Cruzeiro – Jonathan e Thiago Ribeiro

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 2 de agosto de 2009
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa/PR)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa/PR) e Marcos Rogério da Silva (PR)
Público Total: 15.026
Pagante: 13.306
Não pagante: 1.720
Renda: R$ 206.665,50

Fonte: Final Sports

---
GRÊMIO CURITIBA
www.gremiocuritiba.net
---