domingo, maio 09, 2010

Grêmio estréia com empate no Brasileirão 2010

Na estreia, Grêmio empata sem gols em Goiânia

Na noite deste sábado, o Grêmio empatou sem gols com o Atlético-Go no estádio Serra Dourada, em Goiânia, na estreia do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Ozeia foi expulso aos 30 minutos do segundo tempo e a partir de então o goleiro Victor transformou-se na figura central da partida.

No próximo domingo, dia 16, a equipe do técnico Silas recebe o Corinthians, às 16h, pela 2ª rodada da competição. Nesta quarta-feira, porém, o Tricolor enfrenta o Santos no primeiro embate das semifinais da Copa do Brasil, a partir das 21h50min, no estádio Olímpico.

- O jogo

Preocupados com as semifinais da Copa do Brasil, goianos e gaúchos entraram em campo com equipes mistas. Do lado tricolor, Silas optou por mexer mais no setor ofensivo, preservando Douglas, Jonas e Borges e promovendo as entradas de Maylson, Mithyuê e Bergson.

Nos primeiros minutos, muito equilíbrio nas ações de parte a parte. Apesar de controlar a posse de bola, o Grêmio não conseguia finalizar. Problema esse não enfrentado pelos donos da casa, que logo aos 43 segundos chegaram através de Ayrton. O lateral arriscou de fora da área, e o goleiro Victor acompanhou a bola saindo acima de seu travessão.

O mesmo Aryton não aproveitou uma das melhores chances do Atlético-Go até então, logo aos sete minutos. Em falta frontal, ao lado da meia-lua, ele bateu fraco, colocado e à meia altura. O camisa um tricolor segurou firme no canto direito.

Aos 10, o Tricolor concluiu pela primeira vez. Porém, sem assustar a meta rubro-negra. Hugo recebeu na ponta esquerda e rolou para Willian Magrão emendar de primeira e jogar pela linha de fundo, num chute rasteiro.

Sem o melhor entrosamento no ataque, o time do técnico Silas avançava com dificuldades. A muito custo, cavava alguns escanteios. No quarto deles, aos 17 minutos, Edilson bateu fechado e acertou o poste superior de Edson; por detalhe, o lateral não marcou um gol olímpico.

Aos poucos, o Atlético-Go foi impondo sua marcação no meio-campo e passou a levar vantagem no setor. Porém, perdia no embate com a zaga azul, escalada na formação titular.

Sem infiltração, os donos da casa arriscavam de fora. Aos 30, Ramalho bateu da intermediária, à esquerda da goleira visitante. Dois minutos depois, quando Neuton saiu com suspeita de lesão muscular na virilha direita, foi a vez de Marcão girar sobre o adversário e finalizar com potência de canhota, também pela linha de fundo.

Aos 36, o Grêmio respondeu com Bergson, até então apagado no jogo. Ele pegou uma sobra da defesa do Dragão, avançou e cruzou para trás. Se o zagueiro Welton Felipe não cortasse para escanteio, Mithyuê teria a chance clara para abrir o placar.

Em 15 minutos, a movimentação da etapa final já superava a do melancólico primeiro tempo. Entretanto, a forma com que os donos da casa tentavam marcar seguia inalterada: através dos chutes de fora. Foi assim aos sete e oito minutos, com o meia Elias e o atacante Marcão, que arricaram com a perna esquerda.

A partir daí, o Tricolor gaúcho passou a acumular situações. Aos nove, Hugo desceu em diagonal pela esquerda de ataque e soltou a bomba, que desviou no volante Agenor, encobriu o arqueiro e encontrou o travessão como impeditivo para balançar a rede.

No minuto seguinte, o atacante Bergson superou o marcador na esquerda, dentro da área e cruzou para dentro. Maylson, que retornava ao time após lesão, tentou dominar e perdeu o gol embaixo da trave. Aos 20, Hugo cruzou da esquerda, Bergson subiu sozinho e cabeceou à direita de Edson, desperdiçando outra oportunidade.

Aos 27, Elias cobrou falta frontal e acertou o travessão gremista. No lance posterior, Ozeia derrubou Rodrigo Tiuí na área, e o árbitro Sálvio Spinola deixou de marcar o pênalti. Na sequência, nova falta do defensor e cartão vermelho. A partir de então, como Silas já havia feito as três alterações, o Atlético-Go apertou ainda mais.

Aos 33, Ayrton limpou o marcador pela esquerda e desferiu o petardo, espalmado por Victor. O goleiro tricolor passava a protagonizar o jogo, e aos 34 salvou o arremate de Keninha no canto direito. Aos 36, o atacante Marcão bateu cruzado de dentro da área e o camis um pegou novamente.

Ao acumular situações e não marcar, o Atlético-Go não sustentou a pressão. Inferiorizado numericamente, o descaracterizado Grêmio passou a cavar faltas e administrar o empate que garantiu o p primeiro ponto no Brasileirão.

- Ficha Técnica

Atlético-Go 0 x 0 GRÊMIO - Brasileirão - 1ª rodada

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: sábado, dia 8 de maio de 2010
Árbitragem: Sálvio Spinola Fagundes (Fifa/SP) / Assistentes: Marcio Luiz Augusto (SP) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP)

Cartões amarelos:
Atlético-Go – Marcão e Pituca
Grêmio – Ozeia, Maylson e Willian Magrão

Cartão vermelho:
Grêmio – Ozeia

Público Pagante - 5.647
Renda - R$ 94.620,00

ATLÉTICO-GO
Edson; Ayrton, Gilson, Welton Felipe e Chiquinho; Agenor, Ramalho, Pituca (Keninha) e Elias (Robston); Marcão e Juninho (Rodrigo Tiuí).
Técnico: Geninho

GRÊMIO
Victor; Edilson, Ozeia, Rodrigo e Neuton (Bruno Collaço); Adilson, Willian Magrão, Maylson e Hugo (Rochemback); Mithyuê (Roberson) e Bergson.
Técnico: Silas

--

Considerações
Muito embora o Atlético tenha jogado em casa, voltou à 1ª divisão este ano fazendo uma boa campanha ano passado, o Grêmio precisará se impor se tem alguma pretenção nesse campeonato Brasileiro. Jogar o suficiente para não perder, não basta.

Sabemos também que todos pensam, respiram, sonham, acordam os confrontos contra o Santos pela Copa do Brasil, mas iniciar bem o campeonato, significa trabalhar com calma quando os demais adversários também tiverem só o Brasileirão pela frente.

Mais uma vez parabéns ao Hugo pela partidassa que fez e ao Victor pelas defesas importantíssimas que evitaram uma derrota logo na estréia.

Aqui é Grêmio, queremos mais!


--
GRÊMIO CURITIBA
www.gremiocuritiba.net

Nenhum comentário: