domingo, julho 19, 2009

Grêmio vence o GREnal dos 100 anos e põe ordem na casa

Grêmio bate o Inter por 2 a 1 no Olímpico

No Gre-Nal que neste domingo comemorava seus 100 anos, melhor se saiu o Tricolor, que com o placar de 2 a 1, de virada, venceu o Colorado no Estádio Olímpico. Nilmar marcou para os vermelhos aos 25 minutos do primeiro tempo. Mas logo aos 36 Souza deixou tudo igual. E aos 24 da segunda etapa, Maxi López garantiu o triunfo azul.

A derrota nesta 12ª rodada do Campeonato Brasileiro derrubou o Inter para a terceira colocação, com 23 pontos, dois atrás de Atlético-MG e Palmeiras. O Galo leva vantagem no saldo de gols, 13 contra 10. Já a vitória do Grêmio o levou a ocupar a sétima posição, com 18 pontos.

Na próxima quarta-feira, enquanto o Tricolor vai a Santa Catarina encarar o Avaí, a partir das 19h30min, o Colorado recebe o São Paulo no Beira-Rio, às 21h50min.

O jogo
Mesmo atuando na casa do adversário, o Inter começou o clássico buscando controlar as ações com a valorização da posse de bola. O Grêmio, por sua vez, fechava os espaços e demonstrava uma atitude mais incisiva e em três minutos consecutivos obrigou Lauro a trabalhar.

Aos 6, Maxi López escorou para Fábio Santos cruzar da esquerda e antes que Herrera completasse para o gol de dentro da pequena área, o camisa 1 colorado se atirou para interceptar. Aos 8min, Souza, apesar da marcação de Kléber, soltou a bomba da meia-direita que Lauro primeiro abafou e depois segurou com firmeza. E aos 9, Fábio Santos ficou com uma sobra no bica esquerdo da grande área e chutou fraco no meio do gol.

A primeira ameaça colorada veio aos 14min, na cabeçada de Sorondo que Victor espalmou pela linha de fundo, após a cobrança de escanteio feita por Andrezinho. Dois minutos depois, Nilmar recebeu lançamento de Andrezinho, carregou da esquerda para a meia-lua acompanhado por dois marcadores e acabou por concluir em cima de Rafael Marques.

Com mais objetividade do que nos movimentos iniciais do jogo, aos 20 minutos, o Inter chegou com perigo novamente no arremate de dentro da área pela direita de D’Alessandro, depois de passe de Taison, que saiu à esquerda de Victor.

Nilmar comemora o primeiro gol do Gre-Nal / Foto: Jeferson Bernardes/Preview.comMas aos 25, Nilmar então abriu o escore. Em mais um lançamento de Andrezinho, o camisa 9 recebeu nas costas da zaga pela esquerda, ainda ganhou de Souza no jogo de corpo, ingressou na área e bateu com categoria para balançar a rede.

Porém, bastaram nove minutos para que o camisa 8 se recuperasse. Na falta cometida por Guiñazu na entrada da área, Souza caprichou e, por cima da barreira, acertou o canto direito de Lauro. Tudo igual no clássico dos 100 anos.

Ainda antes que o árbitro Leonardo Gaciba apontasse o fim do primeiro tempo, aos 42min, Taison evoluiu pela direita ao lado da área e rolou para trás, onde estava D’Alessandro para chutar e fazer com Victor se esticasse todo no canto esquerdo para defender em dois tempos.

Logo com 3 minutos da segunda etapa, o Grêmio por pouco não passou à frente na cabeçada de Réver, depois do escanteio cobrado por Tcheco da esquerda. O lance pareceu ter acordado o time que foi cobrado pelo capitão Tcheco na saída para o intervalo por se postar muito na defensiva.

Mesmo rondando por vezes seguidas a meta vermelha, nada além de cruzamentos controlados ora pelos zagueiros ora por Lauro, o ataque azul conseguiu produzir. Já o Inter chegou apenas aos 14min. Na combinação entre Taison e D’Alessandro pela direita, o argentino, no meio de três, chutou forte, mas na rede pelo lado de fora.

Maxi López comemora com Tcheco o gola da virada no clássico dos 100 anos / Foto: Jeferson Bernardes/Preview.comQuando a partida caia em rendimento e emoção, aos 24, Souza cobrou escanteio da direita, a zaga colorada não conseguiu afastar, na marca penal Réver carimbou Guiñazu e a bola sobrou limpa para Maxi López, na pequena área, apenas cutucar de cabeça para virar o jogo.

Tentando ganhar força no ataque, três minutos depois de sofrer o gol, o técnico Tite trocou Taison por Alecsandro, e aos 34 sacou Andrezinho para a entrada de Giuliano.

Mas dois minutos antes, aproveitando-se de que o rival atirou-se para o ataque, o Tricolor poderá ter ampliado o marcador se o chute de Herrera, após passe de Maxi López, não tivesse caprichosamente acertado o poste direito de Lauro.

Seguindo as substituições, aos 37min Danilo ingressou no lugar de Bolívar e em seguida foi a vez de Paulo Autuori processar duas modificações, com Makelele e Jonas entrando para as saídas de Mário Fernandes e Herrera.

No entanto, nada mais digno de registro, com exceção da vibração da torcida azul, preta e branca nas arquibancadas, aconteceu no Gre-Nal 377, que quebrou um jejum de sete clássicos sem vitórias do Grêmio.

Grêmio 2 x 1 Inter
Campeonato Brasileiro - 12ª rodada

Domingo, 19 de julho de 2009, Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (Fifa/RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa/RS) e José Franco Filho (RS)

Cartões amarelos:
Grêmio – Tcheco
Inter – Guiñazu e Taison

Gols:
Grêmio – Souza (36min/1ºT) e Maxi López (24min/2ºT)
morangos – Nilmar (25min/1ºT)

Público total: 40.020
Público pagante: 36.046
Renda: R$ 790.721,00

GRÊMIO
Victor; Mário Fernandes (Makelele), Rafael Marques, Réver e Fábio Santos; Adílson, Túlio, Tcheco e Souza; Herrera (Jonas) e Maxi López.
Técnico: Paulo Autuori

MORANGOS
Lauro; Bolívar (Danilo Silva), Índio, Sorondo e Kléber; Sandro, Guiñazu, Andrezinho (Giuliano) e D'Alessandro; Taison (Alecsandro) e Nilmar.
Técnico: Tite

Fonte: Final Sports

---

GRÊMIO CURITIBA

www.gremiocuritiba.net

---

Nenhum comentário: