sábado, julho 25, 2009

No Olímpico, Grêmio volta a vencer

No Olímpico, o Grêmio voltou a vencer
De virada o Imortal virou sobre o Santo André

Com dois gols no final do primeiro tempo, Grêmio vira e vence o Santo André.
Os corajosos torcedores que estiveram no estádio Olímpico, no final da tarde desta sábado, não se decepcionaram com o que viram. Mesmo encarando um frio abaixo de 10º C, o Tricolor gaúcho venceu de virada o Santo André por 3 a 2. Os gols da vitória tricolor ocorreram no final do primeiro tempo, aos 42 minutos, através de Rafael Marques e aos 45 minutos, com Souza, e aos 33 minutos do segundo tempo, novamente com o zagueiro gremista. O time do ABC paulista marcou com Antonio Flavio, aos 19 minutos também da etapa inicial e Rafael, aos 46 do segundo tempo.

Com o resultado, o Grêmio fica, pelo menos temporariamente, na sexta colocação, com 21 pontos, porém pode ser ultrapassado por Vitória e Goiás.

O jogo
Mesmo com um frio entorno de 10º C, a partida começou quente no estádio Olímpico. Aos 2min, Tcheco arriscou de longe e o goleiro Neneca espalmou para escanteio. O Tricolor tomava a iniciativa da partida e aos 5min, Herrera recebeu livre na entrada da área, mas carimbou o zagueiro. O Santo André tentava cadenciar o jogo, segurando a bola no meio-campo, principalmente com Fernando e Marcelinho Carioca. Aos 12min, Herrera tocou para Souza, mas o cruzamento acabou saindo errado. Dois minutos depois, Jonas chutou de longe e a bola foi sobre o travessão.

Rafael Marques - Crédito: Site oficial do GrêmioO Santo André buscava o ataque através de lançamentos longos ou jogadas pela esquerda, onde se encontrava Gustavo Nery. Aos 19min, Marcelinho Carioca enganou a defesa tricolor com uma deixada e Antonio Flavio chutou por entre as pernas de Victor para abrir o placar. Perdendo a partida, o Tricolor gaúcho foi para o ataque, com Souza, que aos 22min, cobrou falta, porém em cima da barreira. A equipe do técnico Paulo Autuori tentava dar velocidade ao confronto, porém tinha pressa e errava muitos passes.

O time do ABC Paulista tinha dificuldades de sair jogando pela pressão do Grêmio, mas conseguia, as vezes, alguns contra-ataques. Aos 33min, depois de um cobrança de falta de Tcheco, o zagueiro Rafael Marques teve chance de marcar, mas chutou cruzado, passando perto da meta de Neneca. Dois minutos depois, O Santo André foi com Ricardo Conceição para dentro da área, mas Elvis tentou driblar e foi desarmado.

Aos 40min, o lateral Mário Fernandes cabeceou, após cobrança de escanteio, e a bola passou raspando. Os jogadores do time paulista atrasavam o jogo nas reposições, principalmente o arqueiro Neneca. Já aos 43min, Rafael Marques subiu na primeira traves, tocou de leve e vencer a zaga paulista. Dois minutos depois, Souza arriscou de fora da área e fez um golaço no estádio Olímpico.

O segundo tempo iniciou com o Grêmio pressionando e logo aos 2min, Souza acertou o posto do Santo André. Logo depois, Marcelinho Carioca cobrou falta de longe e Victor espalmou. A partida era corrida e aos 7min, Gustavo Nery chutou e o arqueiro tricolor tocou para o lado. Aos 12min, Herrera fez boa jogada e a bola passou na frente do gol adversário. Já aos 14min, o argentino driblou dois marcadores e rolou para Jonas, que chutou fraco nas mãos do goleiro.Léo contra o Santo André - Crédito: Lucas Uebel/Prewiew.com

Aos 19min, Herrera tocou e Neneca fez importante defesa. Após esse lance, os técnicos promoveram algumas mudanças, sendo que no Grêmio saiu Tcheco e entrou o volante Joílson. O Tricolor tentava administrar a vitória, mas não deixava de buscar o terceiro gol. Aos 28min, Adilson fez grande jogada na entrada da área, mas chutou para fora. Dois minutos depois. Joilson e Mário Fernandes tabelaram, mas o arqueiro paulista estava bem colocado.

Perto dos 30min, o atacante Nunes foi expulso por tentar dar uma cotovelada em Herrera. Já aos 33min, Souza foi derrubado próximo da área, e ele mesmo cobrou com perfeição na cabeça de Rafael Marques, que fez o terceiro gol. Com 3 a 1 no placar, o time gaúcho tratou de tocar a bola, mas a torcida pedia mais. Aos 41min, Souza entrou livre na área, mas em vez de chutar, cruzou e acabou desperdiçando a chance. Um minuto depois, Herrera chutou e acertou a trave. No final, antes do apito, Rafael recbeu na área e diminiu para o time de fora. Entretanto, a vitória gremista foi confirmada.

Autuori reforça que o Grêmio precisa de atitude e de vitórias fora de casa
“O erro da campanha tem sido a falta de vitórias fora de casa”

Em sua entrevista coletiva após a vitória contra o Santo André, o técnico Paulo Autuori não quis exagerar nos elogios ao zagueiro Rafael Marques e ao meia Souza, destaques neste sábado. O treinador foi direto ao afirmar que o desafio agora é ganhar fora do estádio Olímpico e o próximo adversário será o São Paulo, no Morumbi. Além disso, ele confirmou os retornos ao time de Fábio Santos, Réver e Maxi López, nos lugares de Jadílson, Rafael Marques e Jonas.

“O desafio é ganhar fora. O grupo já sabe disso. O erro na campanha tem sido a falta de vitórias fora de casa. Nenhum de nós tem dificuldade de admitir isso (...) A equipe tem que ganhar dentro e ter bons resultados fora. Algumas derrotas não me preocuparam, mas contra o Avaí fomos muito mal. Nunca deixamos de ter atitude fora de casa. Em vários jogos fizemos gols e tivemos chances de ganhar. O anormal foi a perda de jogadores por expulsão (...) O Rafael está bem, não pelos gols, mas pela atuação dele lá atrás. Estamos muito bem servidos na posição e felizes porque ele é um grande profissional. Sobre o Souza, é um privilégio nós termos um jogador como ele. Mas não gosto de individualizar, isso eu faço lá dentro do vestiário.”, declarou Autuori, que foi indagado novamente sobre os erros de conclusão a gol.

“Desde o segundo tempo da partida contra o Cruzeiro estamos criando e fazendo, até acima da média do Brasileirão. A efetividade melhorou. Agora enfrentamos o São Paulo, e nesses jogos que dão visibilidade o Grêmio cresce. Mas tem que fazer isso sempre, essa é a mentalidade de uma equipe vencedora”, argumentou o treinador.

Ficha Técnica

Grêmio 3 x 2 Santo André - Brasileirão - 14ª rodada

GRÊMIO
Victor; Mário Fernandes (Thiego), Léo, Rafael Marques e Jadílson; Túlio, Adílson, Tcheco (Joílson) e Souza; Jonas (Isael) e Herrera.
Técnico: Paulo Autuori

SANTO ANDRÉ
Neneca; Cicinho, Marcel, Cesinha e Gustavo Nery (Vinicius); Fernando, Ricardo Conceição, Marcelinho Carioca (Ricardo) e Elvis (Pablo Escobar); Antônio Flávio e Nunes.
Técnico: Sérgio Guedes

Gols
Grêmio – Rafael Marques (42min/1º T e 33min/2ºT)) e Souza (45min/1º T)
Santo André – Antonio Flavio (19min/1º T) e Rafael (46min/2ºT)

Cartões Amarelos
Grêmio – Souza e Mário Fernandes
Santo André – Ricardo Conceição, Elvis, Fernando e Gustavo Nery

Cartões Vermelhos
Santo André - Nunes

Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Sábado, 25 de julho de 2009
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG) / Assistentes: Helberth Costa Andrade (MG) e Jair Albano Felix (MG)

Público Total: 11.180
Pagante: 9.571
Não pagante: 1.609
Renda: R$ 149.385,50

Fonte: Final Sports (adaptado)

---

GRÊMIO CURITIBA
www.gremiocuritiba.net

---

Nenhum comentário: