domingo, maio 24, 2009

Estréia de Autuori com vitória do Grêmio

Grêmio vence o Botafogo na estreia de Autuori

O Grêmio venceu o Botafogo, neste domingo, por 2 a 0, no estádio Olímpico e conquistou a primeira vitória no Campeonato Brasileiro na estreia do técnico Paulo Autuori. Na primeira etapa, o tricolor dominou as ações ofensivas, criou oportunidades, mas desperdiçou as chances com chutes desviados de longa distância. No segundo tempo, o Grêmio não voltou a repetir a pressão do primeiro tempo, mas foi mais preciso e marcou dois gols. Com Jonas, aos 12min, e Fábio Santos aos 33. Com a vitória, o tricolor chega aos quatro pontos na tabela de classificação.

- O jogo
Autuori na estreia - Foto: Lucas Uebel/PreviewA partida começou com ambas as equipes procurando o ataque, mas com maiores cuidados defensivos pouco criavam e cometiam muitas faltas. Mas, aos cinco minutos, o Grêmio começou a desenhar a sua superioridade na partida. Jonas arriscou de fora da área, mas a bola passou a direita da goleira defendida por Castillo. Três minutos depois, Souza fez boa jogada pela esquerda de ataque, passou por dois marcadores e cruzou, mas Eduardo se antecipou a Maxi López e afastou o perigo.

Aos 15min, Castillo saiu jogando errado, Souza viu o goleiro adiantado e chutou, mas ele fez a defesa, depois de voltar para baixo dos postes em alta velocidade. Três minutos depois, Souza passou para Fábio Santos, que entrava livre pela esquerda. Mas o ala chutou forte e alto, sem perigo para o Botafogo. O time carioca criava algumas oportunidades, mas tinha dificuldades nas finalizações e não levava perigo ao goleiro Victor. Ou pela boa marcação do time de Paulo Autuori ou por erros individuais dos atacantes. Já o Grêmio, mantinha o domínio das ações ofensivas, mas também errava nas conclusões.

Aos 22min, em um rápido contra-ataque, Tcheco recebeu passe de Souza na entrada da grande área e chutou forte, mas a bola passou próximo ao poste superior de Castillo. Sete minutos depois, Tcheco fez um cruzamento da direita e, no rebote da defesa, Souza bateu de primeira sobre o travessão do Botafogo.

Léo aproveitou uma bola afastada pela defesa do time carioca, aos 30min, e chutou forte de dentro da grande área pelo lado direito, mas ela explodiu no travessão. Dois minutos depois, foi a vez de Jonas receber um cruzamento da direita, matar no peito e chutar sobre o poste superior de Castillo.

Com Tcheco atuando em uma função ofensiva no meio de campo, o Grêmio pressionava e, com uma intensa movimentação dele e de Souza, criava oportunidades, mas desperdiçava com conclusões de longa distância e sem precisão. A principal oportunidade do Botafogo surgiu aos 40min, com Juninho em uma falta da intermediária. O jogador, que tem como especialidade este tipo de cobrança, chutou forte e Victor conseguiu fazer a defesa empurrando a bola para fora da área.

Jonas comemora o gol - Foto: Lucas Uebel/Preview.comAos 46min, Souza aproveitou um rebote da defesa carioca e chutou próximo ao poste direito de Castillo. O Grêmio dominou durante toda a primeira etapa, mas abusou dos chutes de longa distância e sem precisão na mira.

No segundo tempo, o tricolor voltou pressionando o visitante, mas seguia com dificuldades nas finalizações. Só que foram os cariocas que começaram levando perigo ao Grêmio. Aos sete minutos, Juninho bateu uma falta da intermediária no poste esquerdo de Victor. Dois minutos depois a resposta do Grêmio. Maxi López escorou pata Tcheco, que chutou forte, mas a bola passou próximo ao poste esquerdo de Castillo.

A pressão ofensiva gremista se transformou em vantagem aos 12 min. Jonas aproveitou o rebote da defesa do Botafogo, em cima da linha da grande área, e chutou de bico, rasteiro, no canto direito de Castillo. Grêmio 1 a 0. Sete minutos depois, Túlio Simões fez um lançamento da intermediária, Vitor Simões desviou de cabeça e a bola passou próximo ao poste esquerdo de Victor.

Sentindo dores na coxa, Souza deixou o gramado aos 25 min para a entrada de Douglas Costa. O jovem meio-campista colocou entrou com muita disposição e rapidamente criou duas jogadas de ataques que poderiam ter terminado em gols, se não fosse o bom posicionamento da defesa do Botafogo. Aos 33min, Douglas Costa recebeu passe pelo lado esquerdo de ataque e passou para Máxi Lopez. O argentino, de calcanhar, tocou para Fábio Santos, que chutou na frente de Castillo e ampliou. Grêmio 2 a 0.

Aos 35min, Autuori retirou Jonas e colocou Herrera. Cinco minutos depois, Maxi López recebeu passe na entrada da grande área e bateu. A bola desviou no marcador e passou próximo ao poste esquerdo de Castillo. Aos 42min, Réver deixou o gramado com um problema na panturrilha e o treinador gremista optou pela entrada de Thiego. No final do jogo, Victor ainda fez duas importantes defesas e garantiu a vitória.

Depois do jogo contra o Botafogo, o Grêmio volta as suas atenções para a disputa da Copa Libertadores da América. Na quarta-feira, às 21h50min, o tricolor enfrenta o Caracas, na Venezuela. Pelo Brasileiro, o time de Paulo Autuori volta a campo no domingo, dia 31 de maio, às 16h, contra o Vitória, no Barradão.

Confira a ficha técnica de Grêmio 2 a 0 Botafogo
Brasileirão 2009 - 3ª rodada - Olímpico, 24/05/09, 16h00

GRÊMIO 2 x 0 Botafogo

GRÊMIO
Victor; Léo, Rafael Marques e Réver (Thiego); Ruy, Túlio, Tcheco, Souza (Douglas Costa) e Fábio Santos; Jonas (Herrera) e Maxi López
Técnico: Paulo Autuori

BOTAFOGO
Castillo; Juninho, Leandro Guerreiro e Eduardo; Alessandro (Diego), Fahel, Túlio Souza, Rodrigo Dantas (Jean Coral) e Gabriel (Wellington); Tony e Victor Simões
Técnico: Ney Franco

Gols: Grêmio: Jonas (12min/2ºT) e Fábio Santos (33min/2ºT)
Cartões Amarelos: Grêmio: Réver, Ruy
Botafogo: Gabriel, Eduardo, Tony
Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho (Fifa/SP)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa/PR) e Alessandro Rocha de Matos (Fifa/BA)

Fonte: Final Sports

---

Grêmio Curitiba


Nenhum comentário: