quinta-feira, maio 14, 2009

Grêmio confirma vaga nas quartas com vitória tranquila

Grêmio confirma vaga nas quartas com vitória tranquila

Jogando para o gasto, o Grêmio não encontrou dificuldades na noite desta quarta-feira para vencer o San Martín por 2 a 0, no Olímpico, e carimbar a passagem às quartas-de-final da Copa Libertadores.

Os gols marcados por Jonas, aos 18 minutos do primeiro tempo, e Herrera, aos 30 do segundo, ratificaram o direito do Tricolor de enfrentar o Caracas (VEN) na luta por uma vaga na semifinal da competição. Na partida de ida em Lima, os brasileiros haviam vencido os peruanos por 3 a 1. Já os venezuelanos se classificaram ao perder para o Cuenca (EQU) por 2 a 1, fora de casa, e golear por 4 a 0 em seus domínios.

Como a Conmebol deve confirmar o início das quartas-de-final para o dia 27 de maio, o Grêmio momentaneamente concentra as atenções no Campeonato Brasileiro, onde atuará duas vezes antes de jogar novamente pela Libertadores.

O primeiro compromisso será neste sábado, a partir das 18h30min no Mineirão, diante do Atlético-MG de Celso Roth. E oito dias depois (24) o desafio será diante do Botafogo no Olímpico, com a provável estreia de Paulo Autuori no comando técnico da equipe.

O jogo

Apesar da chuva que recomeçou no fim da tarde em Porto Alegre, a torcida gremista se fez presente em bom número no Estádio Olímpico. Mas se a água não impediu a boa presença de público, prejudicou a partida tecnicamente.

O gramado pesado e algumas poças dificultavam o toque de bola e traía os jogadores em diversos momentos. Com o obstáculo aquático tendo que ser superado, a primeira ameaça ao gol do San Martín saiu em um levantamento para o meio da área. Eram 7 minutos quando Tcheco cobrou falta, Jonas tentou o domínio com o peito, mas deixou a bola escorregar demais e não conseguiu concluir antes que o goleiro Butrón agarrasse a bola.

Mesmo tendo a iniciativa da partida, o Grêmio errava muitos passes e não conseguia atacar tanto pelo meio quanto pelas laterais. E aos 14min ainda tomou um susto na arrancada do gordinho Arzuaga que entrou na área e só não abriu o escore porque Rafael Marques deu o carrinho certeiro para escanteio.

Na sequência do lance, na bola alçada para a área, Victor saltou e não achou nada, deixando o gol livre para Arzuaga completar para fora.

Mas como era de se esperar, o Tricolor fez prevalecer sua maior qualidade e inaugurou o placar aos 18 minutos. Após a cobrança em dois toques do escanteio de Fábio Santos para Tcheco, Jonas não teve trabalho para fazer de cabeça.

Voltando a marcar depois de oito jogos passando em branco, o camisa 7 quase guardou o segundo aos 26. Após tabela com Maxi López na entrada da área, Jonas bateu cruzado da direita para esquerda e viu Butrón desviar para córner.

Já com o campo mais seco, o Grêmio passou tocar com mais eficiência a bola e por pouco não ampliou com Thiego aos 31min. No cruzamento para a área, o zagueiro testou em cima de Ramos e no rebote emendou de primeira para fora.

E com exceção de duas cobranças de falta sem perigo de Souza, aos 43 e 46 minutos, nenhum lance de área foi registrado até o apito final do primeiro tempo do árbitro paraguaio Antonio Árias.

Na segunda etapa, nem mesmo com o gramado mais favorável, e com Jadílson no lugar de Fábio Santos, o Grêmio mostrou o ímpeto de outras partidas na Libertadores e chegava muito pouco e de forma desorganizada à frente.

Até os 20 minutos as ofensivas se resumiram a um cruzamento de Tcheco (4min) que passou na cara do gol sem que ninguém chegasse para balançar as redes; a uma jogada individual de Maxi López (10) que acabou em escanteio; e um chute de longa distância de Adilson (12) nas mãos do goleiro que estava bem colocado no meio do gol.

Na tentativa de dar novo fôlego ao ataque, quando o cronômetro apontava metade do tempo final, o técnico Marcelo Rospide sacou Jonas e promoveu a entrada de Herrera.

E aos 30 minutos a modificação surtiu efeito no gol com sotaque argentino. Depois da centrada de bola feita por Jadílson da esquerda, Maxi López escorou no meio da área para Herrera fuzilar de primeira e estufar o barbante.

A partir de então, com a entrada de Túlio na vaga de Thiego, o Grêmio tratou de administrar o resultado jogando no esquema 4-4-2.

Libertadores 2009 - Oitavas-de-final – 2º jogo

Grêmio 2 x 0 San Martín (PER)
Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS) - Quarta-feira, 13 de maio de 2009

Árbitro: Antonio Árias (PAR)
Assistentes: Milcíades Saldívar (PAR) e César Franco (PAR)

Cartões amarelos:
San Martín – Carrillo, Hinostroza

Gols:
Grêmio – Jonas (18min/1ºT) e Herrera (30min/2ºT)

Público total - 23.239
Renda - R$ 466.964,00

GRÊMIO
Victor; Thiego (Túlio), Réver e Rafael Marques; Ruy, Adilson, Tcheco, Souza e Fábio Santos (Jadílson); Jonas (Herrera) e Maxi López.
Técnico: Marcelo Rospide (interino)

SAN MARTÍN (PER)
Butrón; Huamán, Ramos, Reyes e Salas; Ballón, Hinostroza, José Díaz e Carrillo; Pedro García (Allente) e Arzuaga (Pérez).
Técnico: Víctor Hugo Rivera

Fonte: Final Sports

---
Grêmio Curitiba

Nenhum comentário: