domingo, agosto 09, 2009

Grêmio empata com o líder em São Paulo

Grêmio empata com o Palmeiras fora de casa

Na noite desta quinta-feira, o Grêmio segurou o Palmeiras no Palestra Itália e empatou em 1 a 1 com o líder do Campeonato Brasileiro. O resultado fez a equipe de Paulo Autuori subir uma posição na tabela, fechando a rodada na sétima colocação, com 25 pontos.

O meia Cleiton Xavier, aos 28 minutos do primeiro tempo, abriu o placar. Maxi López deixou tudo igual três minutos depois. O Tricolor segue em São Paulo, onde no domingo enfrenta o Barueri, às 18h30min, pela 18ª rodada da competição.

O jogo

O Palmeiras desde o início aproveitava-se do embalo pela liderança e do fator local para empurrar o Grêmio para trás. Mostrando um toque de bola rápido e envolvente, exigia atenção redobrada do Tricolor.
As chegadas do Verdão ocorriam sobretudo pelo lado direito com Wendel e o habilidoso Cleiton Xavier, que conduzia os donos da casa.

No entanto, foi pela esquerda que se originou a primeira situação de gol. Aos 11, em fulminante descida pelo meio, o camisa 10 deixou Ortigoza na frente de Victor. O atacante deslocou o goleiro mas não contava com a presença do lateral Fábio Santos sobre a linha para salvar o gol dos paulistas.

Aos 14, Obina ganhou no alto da zaga gremista e cabeceou para baixo um cruzamento de Cleiton Xavier, porém com muita força e sobre a meta adversária. Quatro minutos depois, novamente o meia palmeirense levaria perigo numa cobrança de falta à risca da grande área, que desviou na barreira e quase entrou no canto direito.

Aos 22, o técnico Paulo Autuori foi forçado a trocar a equipe, retirando Fábio Santos por lesão e mandando a campo Jadílson, seu reserva imediato.

O Grêmio, porém, não apresentava poder de marcação e, constrangedoramente, via Cleiton Xavier passear no gramado do Palestra. Aos 27, em arrancada desde o campo defensivo, ele lançou Diego Souza pela esquerda de ataque. O camisa sete deu um “tapa” com a perna direita, tirando de Victor mas também da goleira.

No minuto seguinte, o cerebral meia de Muricy Ramalho abriria o placar. Invertendo funções, ele abriu para Wendell na lateral, correu para o centro da área e escorou de cabeça, colocando no cantinho esquerdo: 1 a 0, justo.

Quando se poderia prever tudo, menos um gol do Grêmio, eis que surge o empate. Após falta sofrida por Jadílson na intermediária, o volante Túlio cobrou rápido (com a bola ainda rolando), soltou na ponta para Souza, que cruzou rasteiro na marca do pênalti, onde entrava Maxi López em velocidade. O argentino bateu de primeira e contou com o desvio do zagueiro para balançar as redes de Marcos e deixar tudo igual.

A partir daí, os gaúchos puderam respirar na partida, com a aproximação entre os setores, que antes não se comunicavam. Aos 34, Túlio arriscou de fora da área e exigiu um desvio do arqueiro adversário para a linha de fundo.

Aos 40, por pouco o Tricolor não amplia. Jadílson, a seu estilo driblador, conseguiu se livrar da marcação e cruzar para Maxi López, que emendou uma bomba de primeira, salva no reflexo em grande defesa de Marcos. No rebote, Tcheco bateu firme e mais uma vez o camisa um do Verdão espalmou.

O Palmeiras não deixaria de atacar e levava perigo na bola aérea, vencendo a confusa defesa gremista quase que todas as vezes pelo alto. Victor, atento, precisou deixar a meta em várias oportunidades para intervir.

Aos 46, Tcheco novamente finalizou de longe, rasteiro, Marcos rebateu e em seguida segurou. O lance simbolizou um primeiro tempo eletrizante de um jogo em alta velocidade.

Com Rafael Marques no lugar de Thiego, o Grêmio voltou propondo o jogo na segunda etapa. Aos cinco minutos, por um detalhe não virou a partida. Depois de uma blitz no terreno palmeirense, Réver passou a Maxi, que cruzou para o meio da área. A zaga do Palmeiras deu para trás e Wendel, de cima da linha, espantou.

O líder do Brasileiro já não atacava tão incisivamente, passando a finalizar de longa distância, como aos 7, aos 9 e aos 17 minutos, com Cleiton Xavier, Diego Souza e Willians, respectivamente.

A oportunidade mais clara aconteceu aos 18, quando Cleiton Xavier invadiu a área, ficou à frente de Victor e soltou uma bomba à queima-roupa, salva pelo camisa um a escanteio. Sete minutos depois, Pierre dominou pelo lado direito e levantou na segunda trave. O volante Edmílson, embaixo do gol, errou em bola para sorte do Grêmio.

O jogo mostrava-se mais truncado em relação à primeira etapa, com muita disputa no meio-campo. Aos 33, o garoto Douglas Costa cansou e foi substituído por Jonas. Em seguida, porém, Autuori ficaria com dez homens em campo, pois o zagueiro Réver bateu com o rosto no chão, após dividida pelo alto, e saiu na maca para receber atendimento médico no vestiário.

No final, o Palmeiras tentou tirar proveito da vantagem numérica, mas não mostrou efetividade no momento da conclusão. O Grêmio conseguiu segurar a pressão e conquistar o segundo ponto fora de casa no Brasileiro.

- Ficha Técnica - Campeonato Brasileiro 2009 - 17ª rodada

Palmeiras 1 x 1 GRÊMIO

Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Erich Bandeira (Fifa/PE) e Ubirajara Ferraz Jota (PE)

Gols:
Palmeiras – Cleiton Xavier (28min/1°T)
Grêmio – Maxi López (31min/1°T)

Cartões amarelos:
Palmeiras – Edmílson e Marcão
Grêmio – Rafael Marques

GRÊMIO
Victor; Thiego (Rafael Marques), Léo, Réver e Fábio Santos (Jadílson); Túlio, Adílson, Tcheco e Souza; Douglas Costa (Jonas) e Maxi López.
Técnico: Paulo Autuori

Palmeiras
Marcos; Maurício Ramos, Danilo e Marcão (Marquinhos); Wendel, Edmílson, Pierre, Cleiton Xavier e Diego Souza; Ortigoza (Willians) e Obina (Jefferson).
Técnico: Muricy Ramalho

Fonte: Final Sports

---
GRÊMIO CURITIBA
www.gremiocuritiba.net
---

Nenhum comentário: