domingo, agosto 09, 2009

Grêmio fecha 1º turno sem vencer fora do Olímpico

Grêmio perde a sétima fora de casa

O Grêmio segue sua rotina fora de casa no Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo, perdeu por 1 a 0 para o Barueri, em São Paulo, e fechou a 18ª rodada na nona colocação, com 25 pontos. Longe do Olímpico, a equipe do técnico Paulo Autuori soma sete derrotas e dois empates, num aproveitamento de 7%.

- O jogo

Na última partida fora de casa no primeiro turno do campeonato, o Grêmio iniciou com tranquilidade diante do Barueri, trocando passes e buscando o ataque.

Aos poucos, porém, a equipe paulista começou a demonstrar os méritos que consolidaram a boa campanha em sua Arena (cinco vitórias, dois empates e uma derrota). Explorando o lado direito da defesa gremista, o rápido Fernandinho era ameaça constante sempre que dominava de frente para o adversário.

Aos sete, ele deixou Thiego para trás e cruzou para Thiago Humberto, que chegava pelo meio. No meio do caminho, o chute encontrou Léo, que desviou para fora.

Dois minutos depois, o zagueiro André Luiz levou perigo em cabeçada após cobrança de escanteio da esquerda. Aos 18, Ewerton experimentou de longe e jogou pela linha de fundo.

A primeira finalização tricolor aconteceu aos 21, num chute forte de Tcheco do bico da grande área. O goleiro Renê, com a ponta dos dedos, tapeou por cima.

A partida não apresentava um ritmo forte, ainda que fosse bastante disputada. Os donos da casa tinham em Fernandinho e Thiago Humberto suas expressões técnicas.

Aos 28, o primeiro levantou para o segundo, que entraria livre não fosse o impedimento, uma das tônicas da primeira etapa. Foram seis assinaladas do bandeira no ataque paulista.

Aos 34, a chance mais clara da partida: Léo errou na saída de bola, o atacante Luís entrou livre mas não soube balançar a rede de Victor, batendo reto e para fora, com a canhota.

O Grêmio não encontrava espaços para atacar, sendo que seus articuladores não pareciam produtiva, especialmente Souza, que errava passes curtos e simples.

Aos 43, o Barueri ainda tentou com Thiago Humberto da intermediária. O arremate saiu alto, já que o meia pegou embaixo da bola.

O técnico Paulo Autuori voltou para o segundo tempo pedindo mais iniciativa para a equipe, que nos primeiros minutos tentava cumprir a orientação de seu comandante. Aos três, Souza conseguiu boa combinação pela direita com Tcheco, que cruzou rasteiro para Jonas, que entrara no intervalo, na frente do gol. O atacante, no entanto, bateu fraco e facilitou para o goleiro Renê.

Três minutos depois, o camisa oito gremista fez grande jogada pelo meio, deixou dois adversários para trás e emendou o chutaço, que raspou a trave direita de Victor. No lance seguinte, após passe longo de Douglas Costa, Souza novamente bateu de fora da área, exigindo a defesa em dois tempos do goleiro do Barueri.

Quando já merecia abrir o placar, o Grêmio cedeu a vantagem ao adversário. Aos 10 minutos, em boa construção coletiva, o habilidoso meia Fernandinho recebeu dentro da área e bateu cruzado, no canto de Victor: 1 a 0 e a sina de não vencer fora voltava à tona.

O gol animou o rápido e entrosado Barueri, que postou-se à frente tentando ampliar a vantagem. Aos 17, Thiago Humberto levou perigo em cabeçada por cima. Aos 22, Fernandinho bateu forte, por sobre a meta tricolor. Sete minutos depois, o camisa dez da equipe paulista bateu falta com categoria, acertando a trave gremista e livrando os gaúchos do segundo.

No contra-ataque, Joilson tabelou com Jonas, que largou Tcheco na frente de Renê. O capitão pegou de primeira, com a canhota, mas não teve a precisão necessária para empatar o confronto. Foi a melhor oportunidade do Grêmio, que abalou-se após a a abertura do placar.

O técnico Estevam Soares aproveitou o tempo restante para promover substituições e administrar o resultado. Com inteligência, os atacantes da equipe paulista prendiam a bola na frente, impedindo qualquer iniciativa do Grêmio, que tentou pela última vez aos 42 minutos, com Adílson, de fora da área.

- Ficha Técnica - Campeonato Brasileiro 2009 - 18ª rodada

Barueri 1 x 0 Grêmio

Árbitro: Luiz Alberto Bites (GO)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa/SC) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)

Gols: Barueri – Fernandinho (10min/2°T)
Cartões amarelos: Barueri – André Luiz, Xandão e Leandro Castan / Grêmio – Tcheco e Souza

GRÊMIO Victor; Thiego, Léo, Rafael Marques e Jadílson (Joílson); Túlio (Bruno Collaço), Adílson, Tcheco e Souza; Douglas Costa e Maxi López (Jonas) Técnico: Paulo Autuori

Barueri
Renê; Xandão, André Luiz e Leandro Castan; Marcos Pimentel (João Vitor), Ralf, Ewerton, Thiago Humberto (Bruno Ribeiro) e Márcio Careca; Fernandinho e Luís (Otacílio Neto)
Técnico: Estevam Soares

Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data: domingo, 9 de agosto de 2009
Público Total - 4.576
Renda: R$ 49. 705,00

Fonte: Final Sports adaptado

---
GRÊMIO CURITIBA www.gremiocuritiba.net
---

Nenhum comentário: