quarta-feira, novembro 08, 2006

Juventude x GRÊMIO


Clássico Gaúcho na serra
Juventude e Grêmio se enfrentam pensando em competições internacionais
Grêmio quer garantir vaga na Libertadores. Juventude ainda sonha com a Sul-Americana

O clássico é estadual, o campeonato é nacional, mas o interesse dos dois está em torneios sul-americanos. Quarto lugar com os mesmos 55 pontos do Santos, mas perdendo no saldo de gols, o Grêmio briga por uma vaga direta na Libertadores-2007, ou seja, a que não depende de fase seletiva. O Juventude ficou uma posição abaixo da faixa da Sul-Americana depois da derrota para o Figueirense, no Orlando Scarpelli. Mas pretende voltar já nesta quarta-feira, com uma vitória sobre o Tricolor.

A aposta do técnico Ivo Wortmann se baseia numa característica toda especial do Juventude: é um time “caseiro”.

- Se continuamos a decepcionar como visitantes, aqui no Alfredo Jaconi somos muito fortes. E, como é um clássico, a motivação vai ser maior ainda - garantiu Ivo.

O Juventude só perdeu uma vez como mandante neste Brasileiro, isso há mais de cinco meses. Foi em 31 de maio, para a Ponte Preta. De lá para cá, foram dez vitórias e cinco empates. O último triunfo aconteceu há uma semana, um brilhante 3 a 2 sobre o Santos. Fora de casa é que o time se dá mal: tem duas vitórias e 14 derrotas.

Apesar de se colocar dez posições acima do rival desta quarta-feira, o Grêmio vive um astral mais baixo. A expectativa de chegar ao título, ou pelo menos à frente do Inter, encheu o Tricolor de frustração. A derrota em casa, no Gre-Nal de domingo, completou o quadro.

Aliás, foi a segunda consecutiva em casa. E, antes, a equipe já cambaleava: apenas empatara com o São Paulo, no Olímpico, e vencera o Fluminense no detalhe. Para quem vai encarar um adversário faminto por vitória, esse estado de ânimo é perigoso.

Para completar, o Tricolor não terá um dos seus principais jogadores: Hugo.
No Gre-Nal, o meia-atacante alcançou sua terceira expulsão no Brasileiro.

O técnico Mano Menezes - outro desfalque, indo para sua quarta partida de suspensão - não revelou se retornará ao 4-5-1. No clássico, ele escalou o atacante Herrera ao lado do camisa 9 Rômulo e o resultado não foi uma equipe mais ofensiva, pelo contrário. Mas poderá manter o argentino, até por falta de opções.

O Juventude, ao contrário, tem alternativas de sobra. Ivo saúda a volta de dois de seus melhores jogadores, o zagueiro Antônio Carlos e o centroavante Christian, que cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo na derrota para o Figueirense.

- Num jogo tão importante como esse, a experiência deles será fundamental - afirmou o técnico.

* O jogo:

Juventude x GRÊMIO

Quando: 08/11/2006 - 19h30min (de Brasília)
Aonde: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)

Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (Fifa-RJ)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Sérgio Buttes Cordeiro Filho (RS)

Juventude
André, Igor, Fabrício e Antônio Carlos; Wellington, Renan, Lauro, Alexandre e Márcio Azevedo; Bruno e Christian.
Técnico: Ivo Wortmann

GRÊMIO
Marcelo Grohe, Patrício, William, Evaldo e Bruno Teles; Jeovânio, Lucas, Tcheco e Rafinha; Herrera (Ramon) e Rômulo.
Técnico: Mano Menezes


...


Clássico gaúcho terá policiamento reforçado

O jogo entre Juventude e Grêmio, nesta quarta-feira no Alfredo Jaconi, é considerado de alto risco pela Brigada Militar. O policiamento será reforçado por contingentes de outras cidades da Serra Gaúcha.

Na entrada de Caxias do Sul, os ônibus com torcedores tricolores serão parados e, depois, escoltados até o estádio. Como no Gre-Nal de domingo passado, uma delegacia será instalada no local.

Os gremistas serão conduzidos diretamente para um setor restrito das arquibancadas. É que a Brigada descobriu que um grupo de torcedores da organizada Geral do Grêmio pretendia se infiltrar na torcida alviverde para provocar brigas.

Os torcedores dos dois clubes já foram considerados parceiros. Em 2003, em um Juventude x Inter, um torcedor colorado morreu na arquibancada, durante tumultos que depois se estenderam pela cidade, com tiroteio e explosão de bombas de fabricação caseira.

A polícia constatou que um torcedor que perdeu a mão direita ao manusear uma bomba pertencia a uma facção de organizada do Grêmio. Hoje, a Geral do Grêmio e a torcida Mancha Verde, do Juventude, cultivam uma rivalidade muito forte.


Fonte: Terra e LANCEPRESS!

Nenhum comentário: