terça-feira, março 31, 2009

Grêmio vence, mas joga mal

Grêmio faz 2 a 0 no São Luiz e se classifica
30/03/2009 - 21:28:52 - por PC - Final Sports - Fotos: Lucas Uebel/Preview.com

Apesar de mais uma vez perder uma quantidade considerável de gols, com tranquilidade o Grêmio venceu o São Luiz por 2 a 0 na noite desta segunda-feira, no Olímpico, pela 6ª rodada da Taça Fábio Koff.
Makelele e Reinaldo, aos 37 segundos e 38 minutos do segundo tempo, marcaram os gols que garantiram ao Tricolor o direito de disputar as quartas-de-final do segundo turno. Neste momento, a equipe azul lidera o Grupo 2 com 11 pontos, superando o São José no saldo de gols (8 contra -2).

Para encerrar sua participação nesta etapa do Gauchão, o Grêmio enfrentará o Caxias na próxima quinta-feira, a partir das 15h45min, no Estádio Centenário.


O jogo

Aproveitando-se das dores musculares de Alex Mineiro e da suspensão de Jonas na Libertadores, o técnico Celso Roth optou por sair jogando com Herrera e Maxi López pela primeira vez. E aos sete minutos de bola rolando saiu dos pés da dupla argentina a primeira situação de gol da partida.
No levantamento para a área, na escorada de Herrera, López teve a conclusão abafada pelo goleiro Oliveira dentro da pequena área. Na sobra, Herrera se embolou com os zagueiros e não conseguiu bater em gol.

Souza - Foto: Lucas Uebel/Preview.comCom amplo controle do jogo, o confronto se desenvolvia no formato ataque contra defesa. Em todo o primeiro tempo Victor não foi exigido em sequer uma oportunidade. Se o setor defensivo pouco trabalhava, do meio para frente a movimentação era constante.

No entanto, um problema que tem aparecido nas últimas apresentações do Grêmio voltou a se repetir: frequentes chances de gols desperdiçadas. Aos 13min, no escanteio cobrado da esquerda, Souza, livre no meio da área, cabeceou nas costas do zagueiro Neguette e viu a bola se perder pela linha de fundo.

Mas foi no minuto seguinte que a falta de pontaria se evidenciou mais uma vez. Após a investida de Jadílson pela esquerda, o cruzamento encontrou Maxi López no bico da pequena área. De primeira, sem marcação, o atacante mandou por sobre a meta.

Com 24 minutos, Ruy sentiu uma fisgada no músculo posterior da coxa e foi substituído por Makelele. Mesmo com a baixa pela ala direita, o Tricolor seguiu na pressão.

Aos 27, mais uma vez pela esquerda, Tcheco bateu falta na cabeça de Réver, que subiu sozinho e testou à esquerda do gol, mantendo o escore zerado no Olímpico.

Quando o cronômetro marcava 34 minutos, brilhou a estrela do goleiro Oliveira duas vezes seguidas. Primeiro ao defender para escanteio o chute de fora da área de Jadílson, e em seguida ao espalmar o testaço à queima roupa de Réver após a cobrança de córner.

Já aos 45min, Herrera deixou na saudade o zagueiro Bronzatti, penetrou na área pela esquerda quase na linha de fundo e cruzou para trás onde estava Souza. Porém, o camisa 8 perdeu a passada e não conseguiu o arremate.

Então veio o segundo tempo e o tão esperado gol logo aos 37 segundos após o apito do árbitro Ronaldo Santos Silva. Makelele descolou o passe para Herrera dentro da área e recebeu de volta para concluir. O chute rebateu em Maxi López e em um zagueiro que caíram dentro da pequena área e retornou para o ala improvisado finalmente abrir o marcador.

Makelele - Foto: Lucas Uebel/Preview.comFoi o quarto gol de Makelele no Estadual, alcançando assim Souza, Tcheco e Alex Mineiro na vice-artilharia do time. Jonas, com oito gols, é o goleador máximo do Grêmio na competição.

Com a vantagem no placar, o time tricolor diminuiu um pouco o ritmo, mas seguiu tomando a iniciativa da partida. Sem ser ameaçado atrás, na frente, Herrera arriscou da entrada da área aos 19min para mais uma defesa de Oliveira. Seis minutos depois, ao lado de Maxi López, Herrera deixou o campo para as entradas de Reinaldo e Jonas.

Em ritmo lento, as chegadas ao ataque foram ficando cada vez mais esporádicas. Mesmo assim, aos 38 minutos Reinaldo ampliou e decretou o resultado final após receber livre na risca da pequena área o passe de Makelele, fintar o goleiro e tocar para o fundo das redes.

Um minuto antes, Oliveira já havia defendido a conclusão de Jonas depois do cruzamento de Jadílson, e um minuto depois, Souza, de apática atuação, emendou para fora a rolada de bola de Jonas na cara do gol.

* Gauchão 2009

Taça Fabio Koff - 6ª rodada

Grêmio 2 x 0 São Luiz

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Data: segunda-feira, 30 de março de 2009
Árbitro: Ronaldo Santos Silva
Assistentes:
Júlio César dos Santos e Carlos Selbach

Cartões amarelos: Grêmio – Rafael Marques; São Luiz – Oliveira, Felipe, Neguetti

Gols: Grêmio – Makelele (37seg/2ºT); Reinaldo (38min/2ºT)

GRÊMIO: Victor; Léo, Réver e Rafael Marques; Ruy (Makelele), Adilson, Tcheco, Souza e Jadílson; Herrera (Reinaldo) e Maxi López (Jonas). Técnico: Celso Roth

SÃO LUIZ: Oliveira; Marcão (Gabriel), Bronzatti e Neguette; Genison, Alex, Daniel Coracini, Carlos Lima (Alan) e Xaro; Ronaldo Capixaba e Kill (Felipe). Técnico: Itamar Schulle

Nenhum comentário: