quinta-feira, março 12, 2009

Religaram os aparelhos, Grêmio segue respirando

A primeira vitória veio fora de casa, quando todos davam como certo um resultado ruim, empate para os mais otimistas.
Da forma como veio e no momento que ocorreu, coube à direção Gremista ratificar a confiança no seu treinador para a imprensa e pedir o apoio da torcida.
"Religaram o aparelho para respiração mecânica do treinador do Grêmio."

Fazendo uma rápida retrospectiva, no ano passado o Grêmio foi eliminado de dois campeonatos em duas semanas: Gauchão e Copa do Brasil. O treinador foi mantido e na estreia conseguiu uma vitória sobre o desinteressado São Paulo.
O campeonato seguiu, o Grêmio conquistou o primeiro turno do brasileirão que vale tanto quanto uma nota de "Um Cruzeiro" e acabou por entregar o título de bandeja para o próprio São Paulo, permitindo o desconto de uma vantagem de nove pontos, terminando o campeonato como 2º colocado.

Alguns afirmaram que com o time que o Grêmio iniciou 2008 era para "não cair", outros que "o treinador fez milagres" e que foi "longe até pelo plantel que tinha".
Concordo em partes, mas a minha 'concordância' numa análise imparcial me remete a admitir um pensamento de time pequeno.


Um time com a grandeza e os títulos conquistados, como o Grêmio, merece muito mais.
Se a direção, a comissão técnica e a torcida pensarem assim, quando que o Grêmio vai conquistar alguma coisa novamente?

O fato é, os jogos importantes ocorrem e o Grêmio vem sempre com uma desculpa pré-formatada, antes era que não tinha dinheiro, isso impossibilitava a manutenção de um plantel de qualidade; agora que o Grêmio precisa de continuidade para obter um padrão de jogo, que sequer foi mostrado numa sequência de 3 jogos.

Gente, o Grêmio é time grande, mas não está agindo como um time grande. Está sendo medíocre, está deixando que manchem a história do clube com fracassos homéricos e que não será um 'gauchão' que vai trazer a redenção novamente.

Lembro-me de quando fomos para série B pela primeira vez. Foi a pior sensação que já vivi com meu Grêmio, algo inexplicável e triste que custei a entender e a absorver. Não bastasse isso, em 2004 veio nova desgraça. De certa forma já estava 'vacinado' e mesmo muito aborrecido, sobrevivi.

Mas o Grêmio é muito mais que isso, o Grêmio foi campeão mundial, foi um time que amedrontava os adversários, impusera respeito outrora.
Sim, "foi", "era", passado. Atualmente o Grêmio não tem esse comportamento.

Eu como Gremista, quero de volta meu Grêmio Multicampeão! Quero de volta meu Grêmio copeiro e peleador que amedronta e impõe respeito a qualquer time que venha enfrentar, em qualquer campeonato.
Quero que meu Grêmio entre num GREnal impondo respeito e saia com uma vitória!
Quero que meu Grêmio vá ao interior pelo Gauchão, com time reserva, tenha 1 ou 2 expulsos aplique uma goleada e volte de lá com três pontos na bagagem para Porto Alegre.
Quero que meu Grêmio jogue no Olímpico, lotando pelo futebol e pelos títulos conquistados, não pelo apelo da diretoria, que aprendeu a pedir, pedir, mas a coroar a grandeza do Grêmio nada, sequer vence um estadual.

Ganhar todos os títulos, pode não ocorrer, mas quero a certeza de que todos no Grêmio tenham gana em vencer, tenham a vontade de ser campeão em qualquer campeonato ou copa que disputem.
A certeza da vitória jamais teremos, mas a certeza da garra, da luta, da vontade, é explícita em cada dividida, em cada passe, em cada gol, em casa falta, em cada atitude do treinador e da diretoria.
É isso que o Torcedor Gremista está acostumado. É por isso que o Torcedor Gremista acredita no Grêmio.

Quero simplesmente o meu Grêmio, Grêmio.
E isso não é querer demais.

GRÊMIO NELES!
GRÊMIO SEMPRE CAMPEÃO, COM OU SEM ROTH!!


Foto: Fernando Vergara / Boyacá 0x1 Grêmio 11/02/09.

---

Nenhum comentário: