domingo, outubro 08, 2006

Santos x GRÊMIO

Santos e Grêmio fazem 'decisão' na Vila Belmiro
Jogo entre segundo e terceiro colocados é uma espécie de decisão dentro do Brasileirão

Uma decisão. Apesar de o Campeonato Brasileiro não ter final, pode-se dizer que o jogo entre Santos e Grêmio, neste domingo, às 18h10min, na Vila Belmiro, é uma decisão para ambos no Campeonato Brasileiro.

Separados por apenas dois pontos (o Grêmio tem 48 e o Santos, 46), os times perseguem o líder São Paulo, com 53 pontos, em busca do título do nacional. A apenas 11 rodadas do fim, os três times parecem ser os únicos postulantes à conquista.

O Peixe irá motivado para o jogo depois da vitória por 3 a 0 sobre o rival Corinthians, na quinta. Ao mesmo tempo, o técnico Vanderlei Luxemburgo tem muitos desfalques. A começar pelo goleiro Fábio Costa. Ele foi suspenso por sete jogos pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) devido aos incidentes no jogo diante do Fluminense, no dia 20 de setembro.

Na ocasião, o jogador ofendeu a torcida santista mostrando o dedo do meio, após ser crucificado pelo gol de empate da equipe carioca. Depois, acabou agredido por torcedores no vestiário e, no revide, quebrou o vidro do vestiário contra os funcionários do próprio clube. Além da suspensão, Fabio Costa também lesionou o ombro direito contra o Corinthians e provavelmente já ficaria de fora contra o Grêmio. O exame de ressonância magnética seria realizado somente na sexta à noite.

O reserva Felipe, que entrou e foi destaque na vitória sobre o Timão, será o substituto do camisa 1. Além de Fábio Costa, outro contundido pode ser desfalque. O meio-de-campo André Luiz machucou a coxa direita e deve ficar de fora. Rodrigo Tabata deverá ser o substituto.

Outros desfalques para Vanderlei Luxemburgo são os suspensos Maldonado, Leandro e Wellington Paulista, com três cartões amarelos. O camisa 10 Zé Roberto também está fora, depois de expulsão na comemoração do gol contra o Corinthians.

Com isso, o meio-de-campo deverá ser formado por Heleno, Cléber Santana mais recuado, Kléber na função de Zé Roberto, e Tabata. Carlinhos entra na lateral esquerda.

No ataque, Jonas e Rodrigo Tiuí. Reinaldo, que passou por artroscopia no joelho direito há cerca de dois meses e reiniciou treinamentos no início da semana, deverá ficar no banco de reservas.

Do lado gremista, o pensamento é vencer. Depois da satisfação por deixar o rival Internacional quatro pontos atrás (após derrota do Colorado para o Cruzeiro) e praticamente conquistar uma vaga para a Libertadores-2007, o Grêmio quer mais: campeão brasileiro em 1981 e 1996, anseia pelo tri. Por isso, na perseguição ao São Paulo, é importante não ser ultrapassado pelo Santos. Ou seja, o Grêmio quer sair da Vila Belmiro no mínimo com um empate.

A estratégia do técnico Mano Menezes é marcação forte. O treinador prega que a equipe seja um bloco único, defendendo muito e atacando na boa. O meio-campo Tcheco, que já vestiu a camisa do adversário deste domingo, define a Vila como o Olímpico do Santos, no sentido de que hoje é quase impossível o visitante vencer lá. Mas acha que a torcida local não ficou mais generosa.

- A marcação tem que ser especialmente forte nos primeiros 15 minutos. Os torcedores vão se irritar e nós poderemos impor nosso jogo - disse o meio-campo, acreditando na velha receita, que só é infalível antes de a bola rolar.

O jogador, principal referência técnica do time, deve ser escalado, mas entrará “à meia-boca”, na expressão de Mano Menezes: passou a semana debilitado por problemas de estômago e intestino. Contra o Palmeiras, quarta-feira, saiu direto para o departamento médico logo após marcar o gol da vitória. Rafinha fica de sobreaviso.

Se o adversário lamenta desfalques importantes, o Grêmio lembra que também precisa recorrer a reservas. O meia Leo Lima, operado do menisco do joelho direito, volta apenas em novembro. O volante Lucas, pulmão da equipe, serve à Seleção Brasileira.

E o zagueiro William cumpre suspensão automática. Para preencher sua posição, o Grêmio recorre ao segundo reserva, Pereira, já que Maidana está com pneumonia. Quanto a Lucas, deverá ter um substituto na medida para a ocasião. Se não tem a mobilidade do titular, o volante Sandro guarda mais o setor e é um ótimo orientador dos companheiros.

Ficha Técnica:

Santos x GRÊMIO

Data-Hora: 8/10/2006, às 18h10min
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)

Árbitro: Clever Assunção Gonçalves (MG)
Assistentes: Marco Antônio Gomes (MG) e Márcio Eustáquio Santiago (MG)

Santos
Felipe, Dênis, Ronaldo Guiaro, Luiz Alberto e Carlinhos; Heleno, Cléber Santana, Kléber e Rodrigo Tabata; Jonas e Rodrigo Tiuí.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Patrício, Pereira, Evaldo e Bruno Teles; Jeovânio, Sandro, Tcheco (Rafinha) e Hugo; Ramon e Rômulo.
Técnico: Mano Menezes

Fonte: LANCEPRESS!

Nenhum comentário: