sábado, julho 29, 2006

GRE-nal da estratégia psicológica

Inter e Grêmio fazem clássico da humildade no Beira-Rio
Times escondem a escalação e dizem que o rival é o favorito

É o Gre-Nal do confete. No Grêmio, se diz que o Internacional é favorito porque vai bem na Libertadores e no Brasileiro. Como jogará com os reservas, o Colorado afirma que o Tricolor deve ganhar porque entrará com os titulares. Mas, quando o clássico das 18h10min deste domingo começar, cada um vai suar sangue pela vitória no Beira-Rio.

O triunfo é mais necessário ao Grêmio, que terminou a rodada passada em 12º lugar, com 16 pontos, e não vence há quatro partidas. Como se diz no Sul: Gre-Nal arruma a casa de um e desarruma a do outro. Os tricolores acham que a derrota poderia lançar o time numa crise profunda, ladeira abaixo rumo à zona de rebaixamento. Desde o reinício do Brasileiro, foram duas derrotas e um empate.

O Inter, ao contrário, acumulou gordura suficiente no Brasileiro para encarar derrotas sem crise nessa fase decisiva da Libertadores. Mesmo depois da derrota para o Juventude e o empate com o Botafogo, saiu da rodada passada em terceiro, ao lado do Cruzeiro com 25 pontos, e a quatro do líder São Paulo.

Como nas duas partidas anteriores, o técnico Abel Braga poupará os titulares - desta vez para a decisão da semifinal da Libertadores, quinta-feira, em casa, contra o paraguaio Libertad. Sua disposição é a de fazer o máximo de mistério possível.

- Em Assunção, escalei o time com três zagueiros. Contra o Grêmio serão só dois. Mas posso estar mentindo - brincou o treinador avisando que fecharia os portões para os treinos do fim de semana.

É provável que o lateral-direito reserva Ceará seja poupado para o jogo da Libertadores, já que o titular Elder Granja pode não se recuperar de lesão a tempo. Neste caso, Camozatto seria o lateral direito num 4-4-2; ou o apoiador Léo jogaria improvisado na ala-direita, num 3-5-2 em que o volante Wellington Monteiro seria recuado para a zaga.

No Olímpico, cumprindo ordens, o lateral-esquerdo Wellington declarou que ainda sentia dores na perna esquerda. Isso depois de treinar com desenvoltura a semana toda.

- Ainda sinto - disse ele, segurando o riso.

O clima de mistério envolve também o apoiador Rafinha, embora ele tenha se recuperado de uma leve lesão na virilha direita e treinado bem. Mas, se ele ficar mesmo fora, Patrício entraria na lateral direita e Alessandro passaria para o meio-de-campo. O eventual substituto de Wellington seria o volante Valdeir, já que Escalona cumprirá suspensão pela expulsão contra o Figueirense.

» FICHA TÉCNICA:
INTERNACIONAL X GRÊMIO

Data/hora: 30/7/2006 - 18h10min
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP-Fifa)
Assistentes: Evandro Luís Silveira (SP) e Nilson de Souza Monção

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Alessandro, Evaldo, William e Wellington; Jeovânio, Lucas, Tcheco e Rafinha; Hugo e Rômulo.
Técnico: Mano Menezes.

INTER: Renan, Camozatto (Léo), Danny Moraes, Ediglê e Rubens Cardoso; Wellington Monteiro, Perdigão, Maycon e Márcio Mossoró; Rentería e Iarley.
Técnico: Abel Braga.

Fonte: Lancepress!

Nenhum comentário: